domingo, 13 de novembro de 2011

PROJETO: BULLYING

                                             Fotos: Rosangela Moraes


 
História em quadrinhos


 

Construção de História em quadrinhos

 


 
Vídeo na Telessala
Assistindo vídeo sobre Bullying



 


Profªs: Leiliete (Oficina de Trabalho) e Rogéria (Geografia)
Profª. Rosangela



Profs. Alexandro e Cristina

Profs: Cristina, Alexandro, Rosangela, Rogéria e Leiliete
Escola Estadual Professora Maria Cristina Botelho
Professores idealizadores do projeto: 
Rosangela Morais de Moraes Lima (Laboratório de Informática)
Cristina Souza da Silva (Supervisora Escolar)
Alexandro Souza de Oliveira (Matemática) 
Professores da turma: 
Rogéria Guimarães (Geografia)
Leiliete da Silva (Oficina de Trabalho) 
Turma: 652
Setembro de 2011

Tema do Projeto: Bullying

Justificativa:
O tema “Bullying” foi escolhido pelos alunos de 6ª série do Ensino Fundamental do turno da tarde da Escola Estadual Profª. Mª. Cristina Botelho Rodrigues no Município de Porto Grande.
Diante da convivência dos alunos em sala de aula por meio de atitudes agressivas, desrespeito aos colegas, professores e demais funcionários da escola, houve a necessidade de trabalharmos esse tema e investigarmos junto aos familiares, ambiente escolar e comunidade, os motivos que levam os alunos a agirem de forma violenta, dentre os quais, há necessidade também em entender os motivos pelos quais, esse fato é contínuo na escola e fora dela.

Público alvo: Alunos de 6ª série do Ensino Fundamental da Escola Maria Cristina Botelho Rodrigues.

Disciplinas envolvidas: Geografia, Oficina de Trabalho e Matemática.

Objetivos:
- Conhecer os diversos tipos de bullying, minimizando assim, atitudes agressivas nas diversas situações.
- Estabelecer limites em sala de aula, almejando convivências harmoniosas na escola e no ambiente extraescolar.

Metodologia:
A ação do Projeto ocorreu em seis momentos.
1º momento: Falamos sobre o projeto à turma 652 e posteriormente, iniciamos nosso trabalho com a definição do tema escolhido pelos alunos juntamente com os professores envolvidos. Nesse momento, os alunos elaboraram as certezas e dúvidas sobre bullying.
                  
2º momento: No Laboratório de Informática, visualizaram algumas imagens sobre o tema e após analisadas, realizaram a pesquisa na internet sobre o Bullying. Pesquisa direcionada com 10 perguntas elaboradas pelos próprios alunos, formuladas através de suas dúvidas com acompanhamento dos professores de Matemática, Oficina de Trabalho e Geografia.
 
3º momento: Os alunos foram conduzidos à Telessala da E.M.C. e após um breve relato sobre o tema, foi feita a apresentação de Slides, destacando o conceito, tipos de bullying, características de seus autores contra seus colegas, consequências para as vítimas, etc. Posteriormente assistiram a um vídeo de 17’ sobre “A Violência que Rola” onde dá instruções de bons comportamentos e apresentando o drama da violência. Em vários momentos tivemos a oportunidade de vivenciar o interesse dos alunos em relação ao tema do projeto bullying, dando exemplos do dia-a-dia, e opiniões para combater esses tipos de agressões. Foi entregue aos alunos um questionário para a realização e pesquisas com alunos da escola e perguntas para entrevistas com familiares.
   
4º momento: Acessaram vídeos na internet, leram depoimentos e debatemos, tirando dúvidas sobre o tema, sempre relatando os acontecimentos vivenciados em sala de aula, na rua, em casa, etc. Pesquisaram as regiões onde acontece o maior índice de bullying, acompanhados da professora Rogéria Guimarães - Geografia.
 5º momento: Em slides, visualizaram um resumo sobre bullying, destacando o conceito, tipos, consequências e algumas dicas para acabar com o bullying. Em seguida, acessaram histórias em quadrinhos sobre Bullying.

6º momento: Construíram histórias em quadrinhos utilizando as ferramentas do computador e acesso à internet com aplicação de imagens, acompanhados da professora Leiliete Silva (Oficina de Trabalho) destacando as normas de comportamento.

Temas abordados:
Violência, respeito, compromisso, responsabilidade, cumprimento a regras, etc.

Metas:
Ao analisar as ações do projeto desenvolvido na turma, foi possível perceber que o objetivo do projeto está sendo alcançado, minimizando assim as atitudes agressivas desses alunos no cotidiano, e orientando-os, como reagir em uma situação de abuso físico, psicológico, verbal, entre outros.

Recursos:
- Humanos: comunidade escolar e extraescolar.
- Materiais: computador, Tv, internet, câmera digital, caixa de som, datashow, dentre outros.
- Físico: Sala de aula de Tecnologia Educacional e Telessala.

Cronograma de Execução:
O projeto foi realizado durante o 3º bimestre do ano em curso.

Avaliação:
A avaliação ocorreu nas diversas etapas do Projeto, levando em conta o cumprimento e colaboração nas realizações das tarefas estabelecidas, assim como também, a percepção da mudança de comportamento.

Análise do Projeto na Ação

Para o professor desempenhar bem o seu papel como mediador entre o aluno e o conhecimento, é preciso que lance mão dos diferentes recursos pedagógicos para consolidação dos diferentes conceitos e assimilação inicial de um novo contexto.
Dessa forma, é imprescindível que o professor se aproprie dos instrumentos complementares dentre os quais: computador, vídeo, TV, DVD, rádio, livros, entre outros, que estimulem o aluno a aprender mais, tornando a aula mais interessante e um ambiente propício a assimilação de novos conhecimentos. Assim, os recursos didáticos são componentes de fundamental importância para sensibilizar e despertar o interesse do aluno.
 O seu uso faz com que os alunos se aproximem cada vez mais da realidade, permitindo a fixação da aprendizagem, levando-os a terem uma consciência clara e objetiva do que almejam alcançar, buscando novos caminhos que levem a aprendizagem.
A interdisciplinaridade visa trabalhar as disciplinas de forma integrada, a partir de um tema específico, consistindo basicamente no trabalho coletivo em busca da superação da fragmentação do conhecimento, já que o aluno passa a ser o autor e construtor de suas próprias ideias.
Trabalhar os conteúdos curriculares por meio de projeto é essencial para que o aluno possa garantir seu espaço participativo no meio social, no qual, através da prática e das experiências cotidianas, é possível relacionar o conteúdo às diversas disciplinas, onde sempre um assunto está ligado a outro, facilitando a acelerando a aprendizagem do educando.
Portanto, o Tema de um projeto é essencial que seja definido pelos próprios alunos, dessa forma foi desenvolvido o projeto, sempre atentando para os objetivos a serem alcançados. As Disciplinas envolvidas nesse projeto são: Geografia, Matemática e Oficina de Trabalho. No decorrer do projeto foi possível perceber a possibilidade de outras disciplinas estarem envolvidas. As ações realizadas se deram através de pesquisas à internet, entrevistas, questionários, slides e vídeos. As atitudes e valores vivenciados foram percebidos pela atuação dos alunos e a atenção no momento da prática do projeto. Eles mesmos denunciavam uma reação negativa de outro colega, lembrando que estava cometendo bullying. Os resultados alcançados se deram no alerta de que há necessidade da diminuição das atitudes agressivas e o entendimento de que o bullying só traz prejuízos às pessoas.

Projeto realizado durante o Curso Elaboração de Projetos - eproinfo  

"É preciso que o professor acredite na mudança, zele por uma coerência total entre suas idéias e suas ações na prática educacional; busque conteúdos e uma metodologia de ensino dinâmica que faça do seu aluno um ser pensante, autônomo, criativo e crítico".